Pular para o conteúdo
Início > Espiritualidade > Mariposa marrom significado espiritual

Mariposa marrom significado espiritual

Mariposa marrom significado espiritual

Se você tem sonhos com mariposas ou constantemente tem a visita delas, pode ser que esse contato tenha uma importante mensagem oculta para você.

De fato, as mariposas são insetos fascinantes e, apesar de serem muito confundidas com as borboletas, elas possuem hábitos e características que as diferenciam das outras espécies.

Continue a leitura e saiba tudo sobre ela, seu significado espiritual da mariposa.

Mariposa marrom significado espiritual

mariposa marron num tronco de arvore

O significado espiritual da mariposa varia bastante, de acordo com a cultura local há alguns aspectos que se repetem no mundo inteiro.

De modo geral, elas são simbolizadas de transformação e nos ensinam lições sobre a evolução espiritual, para a busca pela luz  sem deixar de ter cautela.

Realmente existem muitas histórias, símbolos e superstições que rondam o mundo dos insetos, especialmente os misteriosos como as mariposas.

Diz a lenda que significa a passagem para o mundo dos mortos, por isso quando se recebe a visita de uma mariposa significa que uma má notícia se aproxima.

Simbologia da mariposa marrom

Afinal de contas, encontrar uma mariposa dentro de casa é bom sinal ou não ? Vamos entender de onde surgiu essa crença que ela traz mau agouro e qual a relação que a mariposa tem com o mundo espiritual.

Elas possuem em sua simbologia uma forte conexão com a espiritualidade humana, com uma de suas características é a metamorfose, onde o inseto passa por diversas fases até atingir o estágio completo do seu desenvolvimento.

Por isso, a mariposa é conhecida como um ser que significa transformação, como a morte que proporciona a passagem para o mundo espiritual. Por esse motivo, para os astecas a mariposa remete ao fogo, morte e transformação.

Na umbanda

A mariposa-bruxa é popularmente conhecida como mariposa-negra, bruxa-negra ou bruxa, está ligada à crença sobre a morte. 

No Brasil, por exemplo, acredita-se que quando esse inseto deste tipo entra na casa pode trazer algum “mau agouro”, sinalizando a morte do morador.

Na bíblia

Embora as mariposas não sejam mencionadas explicitamente na bíblia, seu ciclo de vida é uma ilustração notável da natureza da obra transformadora de Jesus Cristo na vida dos crentes.

Na passagem, que diz que  a velha vida se foi e a nova vida começou ( 2 Coríntios 5:17 ). 

Indicando a analogia do mesmo Deus que expressa que faz parte da criação natural de Deus, elas fornecem uma bela imagem de uma transformação espiritual.

No xamanismo

No Xamanismo, a mariposa significa a morte, mas não é aspecto físico e nem negativo, é sim uma metamorfose, que é compreendido como um ciclo necessário de evolução e desenvolvimento. Destinado à levar a pessoa a um tipo melhor de existência.

Ademais, está vinculado à espiritualidade, à renovação, renascimento, leveza e conhecimento interior. Também se refere à elevação acima das questões terrenas, que pode ser emocional ou espiritual, bem como a capacidade de adaptação a um novo ciclo de vida.

Mariposa em casa

A aparição desse inseto em sua casa, pode trazer mensagens importantes para você, como um aviso do universo, que já é a hora de mudanças radicais aconteceram na sua vida. Mostra que já é hora de você subir o próximo degrau evolutivo.

Por isso, a mariposa vem trazer a mensagem divina que algo está no tempo de término, para  você se preparar para o desapego.

Não quer dizer que o todo irá tirar algo de você. Estamos aqui de passagem, por isso comece a  trabalhar o amor, o cuidado, a caridade, tudo para evolução do espírito

Mariposa dentro do quarto

A origem e o simbolismo da mariposa são muito interessantes e podem nos ensinar muito sobre a vida. Elas significam a força, determinação e a coragem. 

Mas também podem representar a mudança, já que elas passam por uma grande transformação na vida. Por isso são um símbolo da esperança e da alegria

Entrando pela janela

Ao entrar pela janela, as mariposas costumam trazer a mensagem divina que algo está no seu tempo de término, isso ocorre para que você se prepare em questão do desapego. 

Por isso, A mariposa vem para nos dizer que já está no fim um relacionamento, uma amizade, ou que seu tempo no seu trabalho, acabou.

O fim de algo que você acha que  é bom para você. Contudo como a consciência suprema já sabe de tudo, e sabe que isso não iria ser uma coisa boa para você evoluir.

Sonhar com mariposa marrom voado

Sonhar com mariposa marrom  voando, revela que você está estagnado e isso tem deixado você frequentemente desanimado, mas se acalme isso pode ser um alerta de que grandes mudanças chegarão em sua vida.

Portanto, prepare-se e mude o seu plantio para que venha uma nova colheita em sua vida.

Porque falam que uma mariposa marrom é uma bruxa disfarçada?

mariposa suprestição

Você já deve ter percebido que em alguns lugares a mariposa é chamada de bruxa ou quem sabe já ouviu a expressão “a bruxa está solta”, não é mesmo? Os astecas  consideravam esses insetos um movimento do oculto e das sombras. 

Por isso, sua aparição está relacionada ao trânsito espiritual das bruxas, assim os nativos afirmam que as almas dessas mulheres eram atraídas por sua divindade e a força provocada por ela causa um calor que as queima.

Sendo assim, a simbologia mais fidelizada desse inseto é o voltado para o mundo espiritual.

Significado da mariposa-bruxa

mariposa bruxa qual o significado

De fato, essa espécie de inseto é conhecida como mariposa-bruxa, mariposa-negra, bruxa-negra ou bruxa, por está  sempre vinculado a lendas e crenças sobre a morte.

No Brasil, por exemplo, acredita-se que quando uma mariposa deste tipo entra na residência, pode trazer algum “mau agouro”, e até mesmo pode sinalizar a morte de algum morador.

Ver uma mariposa significa a morte?

Não necessariamente, depende do contexto e também da cor que ela apresenta.

Porém, as mariposas em si, carregam nelas simbologia e até uma  mensagem que ela quer nos passar por meio do seu testemunho existencial e da sua visita, que pode ser mudanças, libertação, evolução e até uma nova fase muito positiva.

Qual a diferença de uma mariposa marrom para borboletas

A diferença entre elas é mais fisicamente, pois as borboletas deixam suas asas unidas em posição vertical quando estão em repouso. Já as mariposas costumam deixar as asas abertas, estendidas de forma horizontal sobre o corpo.

Por fim, podemos diferenciá-las também através de suas antenas. Nas borboletas as antenas são clavadas, ou seja, finas com sua extremidade dilatada

Outras curiosidades espirituais sobre a mariposa marrom

significado da mariposa marrom

Essa classe de insetos desperta curiosidade nos cientistas e na população através de crenças que atravessam gerações. Existem espécies de mariposas que não precisam se alimentar na fase adulta, pois conseguem todos os nutrientes que precisam já  nos primeiros estágios de seu desenvolvimento. 

Algumas  vivem poucos dias, enquanto outras chegam a viver por um ano. Possuem várias estratégias para se proteger do seus predadores, uma delas é a camuflagem na natureza, enquanto outras têm sabor desagradáveis e podem ser até tóxicas.

Na realidade, a maioria das espécies é inofensiva, mas algumas podem oferecer riscos à saúde de animais e seres humanos, como o pó liberado das suas asas no voo ou o contato físico com esse animal que pode causar alergias e irritação na pele.

Palavras finais

Como vimos as mariposas são cheias de transformação e de uma linda metamorfose. Também são carregadas de simbolismo, espiritualidade e de muita magia. Todo o processo de evolução impacta diretamente na sua simbologia .

Durante a leitura você pôde compreender um pouco melhor sobre o poder e a espiritualidade que a mariposa carrega, por isso, não se assuste quando tiver a visita de uma, busque conhecimento é a real compreensão da mensagem que ela carrega. 

Gostou do artigo? Me conta aqui como foi sua experiência com esse inseto!

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *