Sentir cheiros é algo bem normal no nosso dia a dia e pode acontecer em diversos momentos: enquanto cozinhamos algo, enquanto tomamos banho, quando passamos perfume etc. Além disso, é comum que sintamos cheiros bons ou cheiros não tão agradáveis.

No entanto, algumas pessoas conseguem sentir cheiros de coisas que não estão presentes fisicamente no ambiente ou que outras pessoas nem imaginam que emitem um aroma, como é o caso das velas. Sentir cheiro de vela possui um significado muito ligado a mediunidade olfativa, que ocorre quando a pessoa possui a capacidade de captar cheiros do mundo espiritual.

Assim, se você tem interesse no assunto e quer descobrir mais sobre o significado de sentir o cheiro da vela em diferentes ambientes, situações e qual o significado desse dom de acordo com o espiritismo e a umbanda, continue lendo este artigo e confira!

O que significa sentir o cheiro da vela

Sentir o cheiro de vela, principalmente quando ela não está no ambiente, tende a ser um acontecimento bem intrigante, certo? Mas existe um significado fortíssimo em torno disso, prossiga a leitura e entenda mais abaixo.

O significado de sentir o cheiro da vela, de forma geral, está fortemente ligado à comunicação do mundo espiritual, onde o seu guia ou um desencarnado pode estar pedindo uma prece ou uma oração. Todavia, se isso acontece com você, é muito importante que saiba que isso indica que você possui uma mediunidade sensível.

Essa mediunidade, nesses casos de sentir aromas, é chamada de mediunidade olfativa, que é justamente quando a pessoa consegue captar alguns cheiros, tais como: o da vela, cheiro do perfume de alguém que já faleceu ou de rosas. Pessoas que não possuem esse dom são incapazes de sentir com facilidade o cheiro de algo sem que o item esteja próximo.

Por isso, é muito importante que você se atente a alguns pontos quando isso acontecer com você. Por exemplo, ao sentir o aroma da vela, o primeiro passo é identificar o lugar onde está sentindo o cheiro. Isso porque, a depender do ambiente, o significado sofrerá alterações em suas possíveis interpretações.

Mas não se preocupe, neste artigo você verá os principais lugares onde é possível sentir o cheiro da vela e o que cada um indica. Continue lendo!

Sentir cheiro de vela na rua

Como você já sabe, sentir cheiro de vela tem um significado relacionado à comunicação com o mundo espiritual. Assim, quando você estiver passando na rua ou em algum local público e sentir o cheiro de vela, não pense que algo esteja relacionado diretamente a você. Na verdade, quase nunca é. É um grande índice de que naquele lugar está rolando uma tentativa de comunicação com você.

No entanto, fique atento a isso: se você passar por um ambiente e isso te gerar um desconforto ou a impressão de que está lidando com energias negativas, este é um aviso para que evite ir ali ou para diminuir a quantidade de vezes que você passa naquele lugar. Isso te poupará dessa sensação ruim e de uma comunicação espiritual indesejada.

Sentir cheiro de vela em casa

Se você está sentindo o cheiro de vela na sua casa e isso tem te deixado preocupada (o) ou com medo, saiba que não precisa temer. Na verdade, significa que existe uma presença espiritual no lar, mas essa na maior parte das ocorrências não é maléfica.

Por outro lado, se, ao sentir o cheiro você não se sentir bem, é recomendado que seja feito um ritual de purificação da casa, do corpo e da alma.

Sentir cheiro de vela no quarto

Sentir o cheiro de vela em casa ou no seu quarto significa que você está lidando com uma presença espiritual nesse ambiente, todavia, não se sabe ao certo se a presença é conhecida ou não, o que indica que pode não ser maléfica, mas também pode ser uma energia negativa e, nesse último caso, é necessário fazer uma limpeza espiritual no seu lar e no seu corpo.

Além disso, cabe mencionar que é provável que seja um pedido de ajuda, mas como dificilmente isso acontece, é melhor não ficar tão preso a essa possibilidade, a menos que tenha a ajuda de um especialista no assunto ou que você o seja.

Logo, se atente a outras possibilidades mencionadas, cuide do seu quarto e fique atento às energias que ali adentram.

Sentir cheiro de vela queimando

Sentir o cheiro de vela queimando significa que existe uma tentativa de comunicação espiritual naquele momento. Essa comunicação tende a ser de um desencarnado (conhecido ou não) pedindo pela sua oração. Mas calma, isso não requer desespero e o pedido de súplica não é urgente.

Logo, mantenha a calma e procure se atentar às sensações e energias que o cheiro da vela está te passando: se forem boas, faça uma oração para iluminar o espírito que te pede ajuda, mas se forem ruins, é preciso que você faça um ritual de purificação e proteção para si.

Dessa forma, procure estar sempre atento e analise o que está sentindo no momento em que identificar o cheiro.

Sentir cheiro de vela apagada

Sentir cheiro de vela apagada possui um significado bem forte e que requer atenção. Isso porque, o significado indica que um espírito está entrando em contato com você e que ele precisa de ajuda ou atenção. Mas o melhor de tudo vem agora: o fato de você perceber esse cheiro tão específico indica que você possui um grau elevado de mediunidade e que deve agir com agilidade.

Sentir cheio de vela acesa

Se você tem sentido o cheiro de uma vela acesa, assim como tem sentido o cheiro de uma vela queimando, significa que está ocorrendo uma tentativa de comunicação de um desencarnado que precisa de sua oração, o que pode ser muito bom e te trazer sensações confortáveis (ou não).

Em todos os casos, analise o que o cheiro está te fazendo sentir e, se for bom, o ajude com a oração, se não for, faça um ritual de purificação. Se preciso, procure ajuda de quem tem mais conhecimento acerca do assunto.

Sentir cheiro de vela do cemitério

Você já viu que sentir cheiro de vela, quando ela não está no ambiente, significa que a pessoa possui mediunidade olfativa e que essa permite que seus portadores interpretem realidades e sintam cheiros que os outras pessoas não conseguem.

Assim, o significado de sentir cheiro de vela do cemitério está muito relacionado a essa mediunidade aflorada e à tentativa de comunicação espiritual que parte de espíritos presentes ali que podem estar precisando de uma oração. Se for um ente querido, virá acompanhado do aroma dele ou representar alguma energia positiva.

Por isso, é muito importante perceber o que esse cheiro te causa e, a partir disso, reconhecer se é algo bom que não precisa de nenhuma preocupação ou se causa desconforto e necessita de afastamento do ambiente e de rituais de purificação e proteção.

Sentir cheiro de vela segundo espiritismo

Para o espiritismo, sempre estamos acompanhados de espíritos mesmo não os vendo, e quando falamos sobre sentir cheiros, em especial o de vela que não está no ambiente, para essa doutrina significa que existe uma tentativa de contato do mundo espiritual com a pessoa que sente o cheiro.

Além disso, essa tentativa de contato possui alguns significados interessantes que podem te ajudar a compreender o motivo dessa situação e o que ela representa. Assim, se ficou curiosa (o) continue lendo e descubra o que esse contato significa no espiritismo.

O contato por meio do cheiro de vela é fortemente relacionado a um mentor ou a um guia espiritual que está tentando te mandar uma mensagem avisando que está na sua hora de evoluir espiritualmente, de seguir novos caminhos e trabalhar neles.

Além disso, outra possibilidade de comunicação é a que vem de um desencarnado (conhecido por você ou não) que precisa de orações para encontrar a luz, o que acaba sendo muito comum de acontecer.

Por fim, o cheiro da vela também pode vir como um aviso referente a energias negativas. Logo, é preciso se atentar ao que o seu corpo sente e fala quando o seu nariz capta o cheiro e, dependendo disso, é preciso fazer um ritual de purificação ou procurar ajuda de quem possui conhecimento no assunto, principalmente se estiver acontecendo muitas vezes.

Sentir cheiro de vela segundo umbanda

De forma geral, não só para a umbanda, sentir cheiro de vela significa a tentativa de comunicação do mundo espiritual com você por algum motivo, ora para avisar que a energia do ambiente não é boa ora a representação de um espírito desencarnado que precisa de orações e ajuda.

Desse modo, sentir o cheiro de vela geralmente não é algo negativo e nem é algo que você deve se preocupar, mas sim um sinal de que você possui uma sensibilidade com o mundo espiritual que muitas pessoas não possuem e que é preciso se aprofundar nela, independente da religião.

sentir cheiro de vela

O que fazer quando sentir cheiro de vela?

Sentir cheiro de vela não deve ser algo assustador, já que de forma geral é um bom presságio e pode te ajudar a evoluir espiritualmente, ajudar algum espírito que está precisando ou, em alguns casos, servir como aviso de que é necessário rezar e acender velas para aquele santo que você é devoto.

No entanto, sentir o cheiro de vela pode trazer diferentes sensações como você já viu, quando são boas está tudo bem, mas quando não são, pode ser necessário um banho, um ritual de purificação ou uma prece.

Logo, o que fazer quando sentir cheiro de vela sofre alterações de acordo com o que o aroma te causa e abaixo você verá algumas indicações de como agir e o que fazer ao sentir o cheiro e assim ficar bem e sem medo. Confira!

Ritual de purificação da casa, corpo e alma

Ao longo deste artigo, você viu que em alguns casos, é muito importante e necessário fazer um ritual de purificação do seu lar, corpo e alma, em especial quando as sensações causadas pelo cheiro da vela não são boas.

Assim, um ritual bem simples é o ritual feito com 7 folhas de louro, que devem ser queimadas em um prato. No entanto, elas não devem queimar rapidamente, então recomenda-se que você queime apenas a ponta da folha e deixe ela exalar toda a fumaça aos poucos.

Em seguida, vá passando por cada cômodo da sua casa ou de outro ambiente que precisa de purificação com o prato que contêm as folhas. Enquanto faz isso, pense positivo e sem medo para que o ritual possa funcionar corretamente.

Para mais, faça esse ritual por 7 dias para obter os melhores resultados e lembre-se de que sentir cheiro de vela não é algo negativo, porém quanto mais proteção, melhor.

Oração por ajuda e proteção para você e o desencarnado

Outra alternativa muito boa para se fazer ao sentir cheiro de vela é uma oração, já que o significado de sentir esse cheiro está fortemente ligado ao pedido de ajuda de algum espírito desencarnado.

Portanto, faça uma oração com muita sinceridade, pedindo ajuda e luz no caminho do desencarnado que procura contato com você e, na sequência, faça uma pedindo proteção espiritual para você e o afastamento de energias e espíritos mal-intencionados.

Use cristais para purificar o ambiente

Os cristais são fontes poderosas de energias e você pode recorrer a eles, em especial ao quartzo transparente, quando sentir cheiro de vela para purificar o seu lar ou qualquer outro ambiente e para te proteger de energias negativas.

Procure ajuda em um templo religioso

Caso você já tenha feito tudo o que foi indicado, mas continua sentindo cheiro de vela com frequência e isso tem te gerado cada vez mais desconforto ou medo, o ideal é procurar um templo ou líder espiritual da sua preferência em que confie e se sinta bem, para assim receber ajuda.

Sentir cheiro de vela significa que fizeram uma macumba para mim?

vela botando cheiro

Sentir cheiro de vela não significa que fizeram algum trabalho para te machucar ou prejudicar. Na verdade, sentir esse cheiro específico na verdade representa uma comunicação do mundo espiritual.

E essa comunicação pode ser um pedido de oração, um sinal ou um aviso importante para que você se aprofunde na espiritualidade, pense positivo e experimente novos caminhos. Logo, não significa que algo negativo foi feito para você.

Sinais porque sentimos cheiro de vela

Palavras finais

Se você sente cheiro de vela em um ambiente que não possui uma, não fique assustado, isso significa você possui uma mediunidade olfativa aflorada e que há uma tentativa de comunicação vinda do mundo espiritual.

No entanto, é muito importante reconhecer as sensações que o cheiro e essa comunicação te fazem sentir e a partir disso saber como agir, o que fazer para melhorar e não ter medo.

Para mais, sentir o cheiro de vela é um importante aviso para você aprofundar a sua espiritualidade e adentrar novos caminhos. Entretanto, a mensagem e o significado podem sofrer algumas modificações de acordo com o ambiente em que você sente o cheiro. Assim, recomendamos que você volte neste artigo sempre que tiver dúvidas.

Por fim, mas não menos importante, lembre-se de que sentir cheiro de vela não representa algo ruim, mas que é importante sempre se proteger e cuidar do corpo, da alma e do seu lar, seja com rituais, orações ou cristais.

Leia também:

1 comentário em “Sentir cheiro de vela e o seu significado”

  1. Uma vez eu acordei erra umas três horas dá manhã e senti um cheiro de vela como se estivesse terminando de queimar não passou vinte minutos o meu celular tocou erra a filha de meu padrinho me avisando que ele tinha terminado de falecer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.