Pular para o conteúdo
Início » Espiritualidade » Significado espiritual do cacto e seus benefícios 

Significado espiritual do cacto e seus benefícios 

Procura saber mais sobre o significado espiritual do cacto? Então, este artigo é para você. Aprenda o significado espiritual, simbologias e outros benefícios que esta planta pode trazer para a sua vida.

O cacto é uma planta do grupo das suculentas, é muito famoso e possui adoradores em todos os lugares. É fácil de cuidar, possui uma beleza exótica, diferentes tamanhos e tipos e é ótimo para você que quer um ambiente cheio de personalidade e ser composto por uma planta cheia de significados espirituais. 

No Brasil, as espécies mais conhecidas carregam nomes populares, como: Cacto Macarrão, Cacto Pedra e o famoso Mandacaru. Para mais e não menos importante, os cactos (ou cactáceas, como preferir), possuem um significado espiritual muito positivo e relacionado à proteção. 

Assim, se você quer saber mais sobre o significado espiritual do cacto e seus benefícios, não perca a oportunidade, continue lendo este artigo e conheça todos eles.  

Qual o significado espiritual do cacto? 

significado espiritual do cacto

O cacto tem o seu significa espiritual associado à proteção. Ele é um guardião das pessoas e, como guardiões, os cactos são capazes de afastar a inveja, vibrações de tristeza e sofrimento, desmotivação e encantamentos maliciosos, além de transformar tudo isso que é negativo em coisas boas e energias positivas. 

Eles também emitem esperança e combatem sentimentos de solidão, abandono e tristeza. Cabe salientar que, se o seu cacto morrer, significa que ele cumpriu o papel de proteção e já pode ser substituído por outro.  

Logo, os cactos são muito positivos e quando estão em nossas casas nos ajudam e protegem. Normalmente, é recomendável que ele esteja em portas e janelas para afastar energias negativas. 

 Mas não para por aqui. Há muitos outros significados que você precisa conhecer. Continue a leitura e confira!  

Significado do cacto na umbanda 

Na umbanda, o significado do cacto está totalmente relacionado à atração de energias positivas e à transformação das vibrações negativas. Ou seja, o cacto é capaz de filtrar energias, como tristeza, inveja, mau-olhado e medo e transformá-las em vibrações boas e benéficas.  

Além disso, na umbanda, o cacto é a planta do orixá Exu o qual é associado a uma divindade de luz e a um espírito mensageiro que faz conexão entre um humano e o mundo espiritual.  

Logo, o significado da planta é muito positivo e significativo para os umbandistas. Se você faz parte da religião e acredita nela, é uma boa opção manter um cacto sempre por perto. 

Significado do cacto no xamanismo 

Aos olhos do xamanismo, o cacto é sagrado e muito importante. Existem diferentes tipos de cactos, dependendo da região onde os fieis se encontram, entretanto, boa parte deles consideram o cacto um instrumento de auxílio para possíveis curas e experiências visionárias. É muito comum perceber a presença do cacto em rituais xamânicos.  

Significado do cacto na bíblia 

Na bíblia, o cacto não é citado diretamente, mas há uma metáfora, no livro de Jeremias, que fala sobre a planta ser solitária e estar relacionado ao afastamento do homem e de seu coração da vontade de Deus. É possível achar uma versão atualizada do livro sagrado em que o cacto é tratado pelo nome e deixa de ser visto como arbusto. 

Mas existe uma outra reflexão cristã sobre o cacto. Nesta, ele significa força e perseverança. Assim, devemos ser como ele, enfrentar as dificuldades e sempre confiar que coisas boas estão por vir. 

Além disso, por ser uma planta considerada solitária, o cacto nos ensina a lidar com a solidão e outras adversidades, nos mostrando que até quando não acreditamos, é possível florir e se reerguer. 

Significado do cacto no mundo espiritual 

No mundo espiritual, o cacto é muito positivo e seu significado refere-se à proteção do lar e dos seus moradores contra energias negativas. Aqui, neste caso, o cacto continua seu trabalho em prol das energias boas, sempre purificando o ambiente e filtrando vibrações ruins.  

Além de protegê-lo, o cacto ainda harmoniza a sua casa, deixando-a sempre muito bonita. Afinal, uma planta tão poderosa tem lá seus charmes, não é mesmo?  

Significado do cacto no Feng Shui 

Para o Feng Shui, os cactos são purificadores, mas para que ajam da maneira certa e cumpram esse papel sem gerar efeitos ruins, é necessário cultivá-los do lado de fora da casa. 

Mesmo o cacto sendo muito utilizado como decoração, no Feng Shui não é recomendado que seja dentro de casa, isso porque ele pode gerar a sensação de perturbação e deixar as pessoas extremamente emotivas a tudo o que acontece com elas. 

Assim, para ter os benefícios do cacto e estar alinhado com o Feng Shui, cultive a planta na área externa da sua casa e mantenha tudo certo e equilibrado.  

Significado do cacto na amizade 

Se um amigo te der um cacto, sinta-se uma pessoa de sorte e fique feliz por ter uma amizade com quem quer te ver bem e demonstra amor. O cacto é um guardião, dessa forma, significa que a pessoa a qual te presenteou quer que você e seu lar estejam protegidos de pessoas e energias negativas.  

Além disso, dizem que quem ganha um cacto de um grande amigo está recebendo vida longa e prosperidade. Uma maravilha, né?! Quando tiver oportunidade, avisa para os amigos que essa plantinha é muito bem-vinda. 

Para mais, o cacto na amizade significa que a pessoa que o deu quer que a planta te afaste do que não é verdadeiro, das influências ruins e deseja que a energia da amizade seja purificada, fique cada vez melhor. Assim, aproveite o significado e dê um cacto para aquele amigo ou amiga que você quer bem. 

Significado do cacto no casamento 

No casamento, o cacto é bem-vindo e significa segurança e proteção. Logo, a energia para a união matrimonial é muito boa. Além disso, tem sido cada vez mais requisitado nas festas de casamento, já que se adaptam ao ambiente e trazem vitalidade.  

Por vezes, o cacto é dado como lembrança nessas festas, para que seus benefícios sejam levados adiante, para a casa dos convidados.  

Significado do cacto como presente 

Se você ganhou um cacto como presente significa que a pessoa que te presenteou quer que você tenha força, sorte, persistência e coragem para enfrentar as dificuldades. Além disso, a pessoa também deseja que você se adapte a diferentes situações sem perder a sua vitalidade e que as energias negativas que te rodeiam se tornem positivas. É um excelente presente, concorda?  

Significado do cacto em casa 

O cacto em casa significa que você tem um protetor contra males espirituais e energias negativas.  Por ser um grande aliado da decoração, o cacto deixa o lar bonito, elegante, aconchegante e com mais vitalidade.  

Ele pode ser colocado em janelas ou portas externas, em varandas e, a depender do tamanho, é melhor cultivar no jardim ou até mesmo em xicaras de porcelana, quando muito pequeno.  

No entanto, é recomendável que o cacto fique do lado externo da casa para cumprir bem o seu papel de proteção e persistência sem gerar atritos e para ter acesso à luz do sol.  

Significado do cacto no local trabalho 

Por ser uma planta que purifica ambientes, no seu local de trabalho não será diferente: vai purificar, afastar as energias negativas e trazer as boas, te ensinar a persistir e a resistir em toda e qualquer situação.  

No mais, ele ainda vai proteger o seu local de trabalho e servir de decoração, melhorando o ambiente e deixando tudo mais bonito, aumentando a produtividade e o melhor, sem precisar de muitos cuidados em relação à sua manutenção, ou seja, é uma planta maravilhosa que não precisa de muitas regas e que é cheia de benefícios.  

Significado do cacto no amor 

O cacto é excelente no amor e significa harmonia e energias de estabilidade. E por ser uma planta que floresce até em lugares que as pessoas não acreditam é capaz de trazer essa energia de persistência para os relacionamentos, em especial para quem deseja mais carinho. 

Assim, se você quer ter um amor resistente a diferentes situações, cultive um cacto e aumente as chances desse desejo se realizar. Para mais, a planta também vai proteger suas relações amorosas quando cultivada em casa (do lado externo, não esqueça). O cacto será um excelente guardião dos laços amorosos, então aproveite para ter um.  

Simbologia do cacto 

Simbologia do cacto 

Os cactos carregam simbologias muito interessantes e que podem te ajudar desde o cultivo até a substituição dessa planta por outra igual, quando seu ciclo de proteção acabar.  

O cacto possui diferentes cores e tamanhos a depender de sua espécie e contém espinhos que, na verdade, são suas folhas e servem para proteção. Além disso, ele tem ganhado o coração de muitas pessoas que admiram a sua estrutura, devido ao fato de ser capaz de florir, a facilidade em se adaptar e decorar ambientes e aos benefícios que carrega.  

Assim, por ser uma planta incrível, sua simbologia não poderia ser diferente, que de forma geral, simboliza a capacidade dos cactos de serem guardiões e de absorver e afastar as energias negativas.  

Além disso, a simbologia também se relaciona com o poder dessa planta de nos ensinar a ser fortes e resistentes, enfrentando as situações mais difíceis e tirando lições de cada uma delas.  

Não o bastante, o cacto ainda possui uma simbologia diversa para cada situação, então prossiga a leitura e conheça mais algumas. Vamos lá! 

Força 

Ao simbolizar força o cacto mostra que é uma planta resistente, que se livra de situações adversas. Assim, sua simbologia pede para que sejamos como ele, enfrentemos o que for difícil com muita valentia e coragem, somente assim tudo dará certo no final.  

Protetor 

Você já viu que a proteção é um benefício e uma característica muito citada em relação aos cactos. Como protetor, ele nos defende de vibrações e sentimentos ruins (emitidos por nós mesmos, muitas vezes) e transforma isso em boas energias que transformam nossas vidas em todos os sentidos.  

Afasta má energia 

Como você já viu, o cacto é muito poderoso e pode afastar má energia das pessoas, de nossas casas e de outros ambientes, fazendo com que coisas ruins tornem-se boas. Por isso, é muito importante deixá-lo no lado externo da casa, em janelas ou no jardim para que aja da maneira correta e cumpra sua função.  

O cacto dá sorte ou azar? 

Que o cacto é um excelente item de decoração e que pode ser cultivado sem muitos cuidados e regas você já sabe, assim como já possui conhecimento sobre seu significado espiritual e benefícios, certo? Mas a questão que fica é: o cacto dá sorte ou azar? 

O que vai definir se você vai atrair sorte ou azar é o lugar onde você vai colocar o seu cacto. Como já mencionado, é muito importante que ele esteja do lado externo da sua casa para que assim seja capaz de trazer para a sua vida todos os seus benefícios.  

Cultivá-lo do lado de dentro atrai sentimentos e sensações ruins, além do azar, mas isso não significa que você não deve ter um cacto ou jogar fora o que já tem, só é necessário saber o que e como atrair vibrações positivas. 

Portanto, os cactos são capazes de dar sorte e/ou azar a depender da cultura, religião e lugar em que estão inseridos. Se quiser que ele exerça seu papel de protetor, é sempre do lado de fora do ambiente, num terraço ou janela. 

Portanto, é possível ter um cacto e receber seus benefícios desde que você entenda os lugares onde deve ou não colocá-lo. Dessa forma, não tenha dúvidas de que vai atrair positividade. Quando precisar, volte neste artigo e relembre os locais que ele pode ficar.   

Palavras finais 

Cactos são excelentes para decorar diversos ambientes. Eles estão presentes até em festas de casamentos e é uma planta que representa força, persistência, coragem e proteção. 

Os cactos são capazes de florir, absorver e transformar energias negativas em positivas e de se adaptar. Eles não precisam de muitos cuidados em relação à manutenção, o que contribui muito se você for uma pessoa ocupada. 

Para mais, o cacto tem um significado espiritual magnifico que carrega muito poder e é uma planta que deve ser cultivado em lugares específicos, sempre do lado externo, para ser benéfica e não atrair azar.  

Portanto, é uma planta que vale a pena ter, que é excelente como presente ou lembrança e que faz um papel muito positivo. Por fim, o cacto possui significados diferentes a depender da cultura, religião e situação, mas todos atribuem algo essencial que nos auxilia a compreender o universo dessa planta.  

Você já conhecia o significado espiritual dos cactos? Me conta nos comentários. 

Leia também:

1 comentário em “Significado espiritual do cacto e seus benefícios ”

  1. Que lindos significados, meu coração encheu de amor. Estou sentindo uma cmuhicação telepatica. Eu te recebo no meu ser. Eu te amo com toda pureza do meu ser.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.