Sabemos que a amamentação é super importante para o bebê, entretanto, é comum que a criança deixe de querer o leite materno e mesmo assim as mães seguem o produzindo. Algumas mães aceitam numa boa, todavia, nem todas querem continuar com isso e, por isso, procuram meios para se desvincular.  Neste artigo, vamos apresentar as melhores simpatias e dicas para secar o leite materno.  

Confira! 

A simpatia para secar o leite materno funciona mesmo? 

Se a sua dúvida é saber se a simpatia para secar leite materno funciona, a resposta é simples: depende da sua necessidade.  

Se o bebê ainda mama no peito, dificilmente as simpatias vão funcionar. Por outro lado, se a criança já finalizou o desmame, as chances de obter sucesso são maiores, já que não terá um bebê para estimular a produção do leite materno. 

As bombas de amamentação também estimulam a produção do leite materno, por isso, é importante evitá-las. Assim, as simpatias ficarão mais fáceis de serem concluídas.

Orientações sobre a simpatia 

Algumas as simpatias precisam de um horário específico para serem feitas, todavia, este não é o caso da simpatia para secar leite materno. O mais importante é que você faça com calma e respeite o seu tempo. Se quiser fazer mais de uma, faça com um intervalo de dias, já que um conjunto pode fazer mal e/ou não funcionar.  

Geralmente, assim que a criança para de mamar, o leite materno para de ser produzido depois de alguns dias. Se isso não acontecer, faça as simpatias. Mas lembre-se que cada corpo é um corpo, dessa forma, o que funciona para uma mãe pode não funcionar para outra. Não se cobre tanto e respeite o seu tempo.  

Importância da amamentação 

Além de ser extremamente necessária para a alimentação do bebê até os 6 meses de vida, a amamentação também serve para o desenvolvimento emocional do seu filho. 

O leite materno apresenta vitaminas, sais minerais, açúcares, proteínas e gorduras importantes para a alimentação saudável da criança. Além de oferecer vários fatores imunológicos contra várias doenças, tais como: infecções respiratórias, alergias e diarreia. Nenhum outro alimento oferece esse tipo de benefício.  

Até quando devo amamentar 

O leite materno é recomendado até os 6 meses de vida do bebê, já que ele detém tudo que a criança precisa, todavia, o ideal seria até os 2 anos de idade. A partir dos 6 meses, a alimentação sólida já pode ser introduzida e, assim, algumas crianças começarão a recusar a mama.  

Pode acontecer, no entanto, de as mães precisarem voltar ao trabalho e, então, o leite materno pode começar a ser substituído por fórmulas ou leites industriais. Como a sensação de satisfação com esses leites é mais rápida, é comum que as crianças comecem a recusar o leite materno. Não se preocupe com isso, pois é extremamente normal.  

Simpatia para secar o leite materno compressa fria 

Materiais:

  • 1 compressa

Com a ajuda de uma compressa gelada, coloque-a no peito por no máximo 15 minutos, de 3 a 6 vezes ao dia. Coloque um pano entre a compressa e o seio. Fazendo isso, você vai comprimir os vasos produtores de leite e parar a produção.  

Cuidado com as compressas, pois elas podem gerar queimaduras. O ideal é fazer com bolsas térmicas, mas nunca mais do que 15 minutos. Se você usar mais tempo do que o recomendado, pode gerar queimaduras graves e ter possíveis complicações.

Simpatia para secar o leite materno com couve

A simpatia da couve para secar o leite materno é uma das mais seguras e recomendadas. Para fazê-la, basta colocar as folhas na geladeira por cerca de 2 horas. Depois, coloque as folhas no sutiã e deixe agir por 4 horas. Repita o processo por mais 4 dias. Isso diminuirá a produção de leite.  

Simpatia para secar o leite materno com fralda 

simpatia para secar leite materno

A simpatia com fralda é feita da mesma forma como você faz com compressa fria, mas ao invés de utilizar o gelo, você pode colocar as fraldas molhadas direto no congelador. Depois, com a ajuda de um pano, coloque no peito por no máximo 15 minutos, sempre lembrando que mais do que esse tempo pode causar queimaduras.  

Dicas para ajudar a secar o leite materno 

Geralmente, após o desmame da criança, o leite começa a secar sozinho, já que não tem mais estímulo para a produção, todavia, se você precisa ou quer acelerar o processo, existem outras ações que podem ser feitas, como, por exemplo:  

  • Exercício físico de alta intensidade, pois ajuda a diminuir a produção de leite; 
  • Alimentos ricos em vitamina B também ajudam no processo;  
  • Chás de ervas, pois eles diminuem a produção de prolactina, hormônio responsável pela produção de leite.  

É justo e necessário ressaltar que a amamentação é recomendada nos 6 primeiros meses de vida do bebê, sendo ideal até os 2 anos. O desmame forçado pode causar traumas na criança, portanto, tome cuidado e respeite o tempo do seu filho.  

Não Amamente mais 

Não amamente mais se a criança não sente mais vontade de mamar. Converse com o pediatra do bebê, e ele saberá indicar a melhor fórmula que possa substituir o leite materno.  

O ideal é a criança largar o leite materno por si só, para que isso não gere traumas nela. Isso tem que acontecer de forma leve e espontânea. Claro que a amamentação não é esse mar de rosas, mas quanto mais você forçar a criança, mais difícil será o desmame. 

O peito pode ficar machucado, e a amamentação pode gerar muita dor para a mãe. Neste caso, o ideal é parar pelo menos até o peito se recuperar. Depois, você pode voltar à prática normalmente.

Não usa mais a bomba 

A bomba de amamentação serve para estimular a produção de leite materno, por isso, depois de iniciar as simpatias é melhor não utilizar nenhum método que estimule a criação, porque além de causar dores e desconforto, só vai atrasar o processo de parar a produção de leite materno. Portanto, evite as bombas ou qualquer coisa que possa neutralizar o efeito da simpatia.

Retire um pouco de leite materno durante o seu banho 

O banho é um dos únicos momentos em que podemos relaxar e nos conectarmos com nós mesmos, portanto, aproveite esse momento para tirar o restante que seu corpo produziu. Se a sua criança não se alimenta do leite materno, pode jogar esse leite fora, já que não terá tanta utilidade. 

Use um sutiã mais apertado 

O uso de um sutiã mais apertado ajuda com que a produção de leite pare, porém, é muito importante que você tome cuidado. Sutiã muito apertado pode causar mastite ou doenças mais graves, além de proporcionar um desconforto terrível. 

Tomar chá de menta 

O chá de menta é uma excelente opção para secar o leite materno, pois ele pode causar relaxamento dos músculos e ser um ótimo termogênico natural, já que ele ajuda a digerir os alimentos de uma forma mais rápida.  

Comece praticando exercício físico 

A prática de exercício físico é ótima em todos os momentos da vida, principalmente após o desmame, já que a falta de leite no peito não deixará ele tão cheio. O exercício físico servirá para melhorar a sua autoestima, diminuir a sua ansiedade e aliviar o stress.  Tudo isso faz bem para a sua saúde mental, além de fazer com que tenhamos mais energia para cuidar das crianças e dos outros afazeres do dia a dia.  

Você pode começar com uma caminhada ou algo que dê para fazer em casa.  

Quais os alimentos ajudam a secar o leite materno? 

mãe com bebe ao colo

Alguns alimentos podem ajudar a secar o leite materno, tais como: chás de ervas, como jasmim, chá de menta e tempero de salsa, diminuem a produção de prolactina, o hormônio responsável pela produção de leite.  

Estudos apontam que alimentos ricos em vitaminas B ajudam a diminuir a produção de prolactina. Então se alimente de brócolis, carne bovina e suína, ovos, leite, cereais integrais, aveia, feijão, amêndoa, abacate, vegetais verdes, verduras e legumes.  

Palavras finais 

Sempre bom lembrar que cada corpo é um corpo e a produção pode variar muito. Não se cobre tanto, lembre-se que temos uma criança que precisa da gente, então faça tudo com muita calma e paciência, sem prejudicar seu corpo.  

Não se compare com outras mães, essa prática só vai fazer mal.  

A secagem do leite materno fará com que o seu corpo mude bastante, por isso, se alimente bem, tome bastante líquido e tente fazer exercícios físicos para recuperar a sua autoestima, se assim quiser. 

O ideal é fazer uma simpatia por vez, caso a primeira não tenha dado certo. Geralmente, o próprio corpo faz o trabalho de parar com a produção do leite materno, portanto, respeite seu tempo e curta o momento.  

 O bebê precisa da amamentação até os 6 meses de vida e o desmame é um processo natural. Qualquer dúvida, procure o seu médico, ele saberá te ajudar. 

Tenha sempre uma rede de apoio, ela será essencial nesse momento.  

A conexão com a criança não acabara após o desmame, pelo contrário irá aumentar, já que o momento de alimentação é único e ver a criança criar a sua independência não tem preço.  

Conclui-se que o processo de secagem de leite materno é fundamental para as mães, pois traz de volta a autoestima e mostra que o corpo muda, mas a essência não.  

Leia também:

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.