Pular para o conteúdo
Início > Espiritualidade > O Que Significa Quando um Gato Morre no Espiritismo?

O Que Significa Quando um Gato Morre no Espiritismo?

O Que Significa Quando um Gato Morre no Espiritismo?

Perder um animal de estimação não é algo fácil. Para muitos, eles fazem parte da família e são tratados como tal. Mesmo assim, você ficaria feliz ao saber que ele está em um lugar melhor? 

Bem, vamos hoje falar sobre o significado espiritual da morte do gato. Entender o que vem depois desse momento para esses nossos amiguinhos.

O que um gato representa para o mundo espiritual?

O Que Significa Quando um Gato Morre no Espiritismo

Para o mundo espiritual o gato representa um ser mais desenvolvido, que consegue afastar as más energias de um ambiente.

Também são excelentes guias astrais. Assim, esses pequenos podem ser nossos protetores. 

Há também uma crença que diz que eles conseguem ver coisas que não vemos. Por isso, em certas ocasiões, aqueles olhos atentos em algum lugar específico podem significar algo!

Por esse motivo, há também significados obscuros para eles. Seu comportamento único tornou essas suposições possíveis. 

Leia também: Gato Se Esfregando Significado Espiritual

O Que Significa Quando um Gato Morre no Espiritismo?

Gato Laranja

O comportamento dos felinos sempre foi muito curioso. Por isso, surgiram diversas lendas através dos séculos.

Você provavelmente conhece algumas delas. Muitas, no entanto, não carregam um sentido espiritual com elas. Apenas místico.

Algo muito interessante é que apesar da crença de que eles não desenvolvem laços com seus donos por serem independentes, a verdade é outra.

Os felinos realmente se apegam a seus tutores. Se notar bem, quando este animal chega na sua casa, ele escolhe uma pessoa que terá mais sua atenção.

Como dito, eles possuem uma carga espiritual maior. Todavia, o que acontece quando esses nossos amigos morrem?

Bem, existe uma reencarnação para eles, segundo o espiritismo. Entretanto, há muitos significados por trás da morte destes animaizinhos!

1) Sinal de azar?

Não, o azar não está relacionado à falta de sorte com jogos, dinheiro ou amor. Neste caso, estamos falando da falta de sorte por perder seu companheiro.

Aquele animalzinho com quem criou uma grande relação ao longo dos anos. Nesse caso, há sim uma falta de sorte.

Mas a morte do seu gatinho não tem relação com a presença de algo negativo, apesar de muitas pessoas acreditarem nisso ou, até mesmo, atribuir a cor do pet à energias negativas ou positivas.

Não é assim que funciona. A perda do seu amigo já é cheia de significados por si só. É um momento muito difícil que deve ser enfrentado com cuidado e com grandes agradecimentos pelo que ele fez na sua vida!

2) Ciclo encerrado

No geral, esse é o significado mais importante. O ciclo na vida daquele ser acabou. Dificilmente será algo fora do tom espiritual, tendo em vista que nada acontece sem a aceitação divina.

Se o gato morreu, significa que a sua vida foi encerrada. Acabou toda a sua vitalidade, assim como aconteceria com qualquer outro animal de estimação.

Basicamente, chegou o momento! Claro, você não precisa ficar com receio do que acontecerá com ele. Segundo o espiritismo, há um local especial reservado para esses nossos pequenos amigos. Veremos mais sobre isso ao longo deste artigo.

Apenas é necessário que lide com o luto e consiga seguir em frente. 

3) É necessário temer a morte do gato

Bem, quando falamos de gatos, devemos lembrar que eles são nossos protetores. Eles tiram a energia negativa presente em nós e em todo o ambiente, trazendo grande conforto e qualidade para que possamos seguir com maior harmonia. 

Então, a morte do seu amigo também quer dizer que a proteção acabou. Agora você precisa lidar com essa energia negativa de outra maneira. Pensando por esse lado, temer a morte dele é realmente algo possível em determinadas situações.

Porém em nenhuma hipótese a morte dele representa um presságio negativo, apesar de ser um momento de grande tristeza para quem fica. 

4) Reencarnação e nova vida

Não há dúvidas que toda a ideia de reencarnação é linda. Os animais são seres que conseguem voltar rapidamente para a terra habitando um novo corpo.

Eles podem buscar seus antigos donos novamente, desde que tenham tido um grande vínculo com eles. Assim, terão uma nova vida.

Entretanto, apesar de ser realmente bonito pensar assim, nem sempre nosso amigo de 4 patas consegue voltar a nos encontrar no plano terreno.

Claro, no lado espiritual seria mais fácil. Mesmo conservando suas individualidades e tentando encontrar seu tutor novamente, pode ser que não seja possível.

Há muitos fatores que podem influenciar nisso. A missão dos gatos na terra é nos proteger e ao mesmo tempo levar alegria.

O sofrimento causado pela perda deles é enorme para algumas pessoas. Entretanto, também não há garantia que eles poderão voltar para você!

5) Momento de mudança

A morte do seu pequeno pode representar também uma mudança na sua vida. Isso porque sua importância é inegável e a falta dele irá gerar mudanças em você, talvez no humor ou até na forma de lidar com seu dia a dia.

Sem contar que, perdendo toda a proteção que ele ofereceria, poderá ser atingido por alguma energia negativa.

Sendo assim, essa mudança pode acontecer de diversas formas, seja pela falta de seu felino como também pela falta de proteção.

Nesse segundo caso, é importante adotar um novo e, caso acredite na possível reencarnação do seu amiguinho, pode acabar com ele novamente.

A dor da perda será capaz de causar grandes mudanças, mas leve esse luto como uma forma de aprendizado. Será de grande valor para que consiga se acalmar e continuar seguro contra más energias.

Se você está gostando deste artigo, com certeza vai gostar de ler Gato Preto e O Seu Significado Espiritual

Qual é a missão espiritual dos gatos?

Gato com coroa

Os gatos podem ter uma missão espiritual em sua vida segundo o espiritismo. Esses felinos podem aparecer com diferentes objetivos e planos para nós.

Grande parte das pessoas acredita que eles são capazes de limpar as energias negativas, deixando o ambiente mais harmônico.

Mas isso não é tudo. Ele também oferece uma proteção espiritual enorme. Ele é um ótimo guia astral, oferece cura e possui a capacidade de nos ler por dentro.

Também é fundamental entender que a missão deles pode ser diferente de acordo com sua cor e que conseguirá benefícios caso alimente essa missão espiritual.

Os gatos brancos, por exemplo, estão ligados à proteção do lar. São ótimos para manter o equilíbrio em algum ambiente.

Já os cinzas são sinônimos de estabilidade, fortalecem laços entre pessoas. Os gatos laranjas geram uma energia de criatividade, prosperidade e alegria.

Gatos pretos, apesar de sofrerem bastante preconceito, são na verdade ótimos para garantir segurança e alegria para seus donos.

E aqueles nossos amiguinhos de todas as cores conseguem trazer tudo mais de acordo com suas cores!

O que acontece com o espírito do gato quando morre?

Como dito, há um plano para esses nossos amigos. Então, assim como para nós, a morte deles representa apenas o fim do corpo físico.

A parte espiritual ainda estará presente ainda mais forte. Ele estará em outro plano agora. Toda a ideia de continuidade da vida se aplica a todos os animais.

Os animais têm almas, apesar de serem diferentes dos seres humanos. Segundo o espiritismo, toda matéria orgânica tem alma e isso mostra que nossos companheiros também possuem uma continuidade em sua vida.

Quando morrem, tanto cachorros como gatos e qualquer outro animal, conseguem preservar suas individualidades. Rapidamente passam a habitar novamente um novo corpo, com uma alma compatível com a sua.

O que o Espiritismo fala sobre a morte dos animais?

Gato sem pelos

A principal fala do espiritismo sobre os animais é que eles possuem alma e, portanto, vão reencarnar. Essa reencarnação acontecerá de forma rápida porque os animais não possuem o chamado “tempo de erraticidade”.

Sendo assim, sua alma buscará abrigo em outro corpo de maneira quase que instantânea. Por manter suas características, essa alma ficará com um corpo semelhante.

Em certos casos, o espírito desse animal pode buscar abrigo em um corpo próximo ao do seu antigo dono. O que significa que, dependendo da vinculação entre essas pessoas, ao adotar um novo amiguinho você pode, na verdade, adotar a mesma alma. 

Segundo relatos de Chico Xavier, o único objetivo do animal é buscar o seu antigo dono, mesmo que em outro corpo.

Assim, como também é conservada sua individualidade, alguns donos conseguem até mesmo notar certa similaridade entre seus antigos amigos!

Antes de ir, leia Cachorro Sente Energia Negativa? (Você Precisa Saber Isso)

Palavras Finais

Com isso, você já deve compreender como funciona a morte do gato no espiritismo. A morte é uma etapa dolorosa, ainda mais com esse animais que são tão gentis e amorosos. 

Por conta disso, pode ser um momento de grandes mudanças na sua vida.

Essa é uma verdade complicada de lidar. Apesar de existir uma possibilidade de nos encontrarmos novamente com eles, não é fácil.

Trabalhar com o luto é extremamente complicado para pessoas que tinham grandes vínculos com seus pets. 

Mas você pode ficar tranquilo pois, assim como nós, eles possuem alma. Eles devem seguir o ciclo de nascer, viver e morrer e logo após reencarnar.

Dessa forma, o espiritismo coloca grande importância nos gatos e em muitos outros animais de estimação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *