Pular para o conteúdo
Início > Espiritualidade > Paralisia do Sono Segundo A Bíblia  

Paralisia do Sono Segundo A Bíblia  

Paralisia do sono segundo a bíblia  

Tentamos de diversas formas pesquisarmos sobre os nossos sonhos e interpretá-los ou entender as suas consequências, como a paralisia do sono. Sabe-se que uma noite de sono boa está ligada à qualidade mental e física do indivíduo e que ela pode trazer o equilíbrio e a ajuda de uma boa memória. Todavia, quando esse sono começa a trazer problemas, bem como a famosa paralisia do sono, é que começam surgir algumas dúvidas. Afinal, qual o motivo? Como evitar? Por que o medo? 

Com ciência dessas curiosidades e afim de sanar quaisquer dúvidas, o texto abaixo foi escrito no intuito de você entender um pouco mais sobre como a bíblia compreende a paralisia do sono. Para trazer um viés mais aprofundado sobre o assunto, discorreremos sobre o olhar científico e espírita também.  Portanto, continue a leitura e confira o texto sobre a paralisia do sono segundo a bíblia! 

O que é paralisia do sono segundo a bíblia? 

Segundo a bíblia, a paralisia do sono está ligada à crença do indivíduo e sua ligação com Deus, isto é, de como o crente leva a sua própria vida e a fé. Quando uma pessoa não está tendo laços vinculados com Deus e suas orações estão diminuindo gradualmente, isso faz com que sua fé seja abalada, deixando espaços para que demônios se aproveitem disso. 

Dessa forma, o crente entende que a paralisia do sono só acontece porque seu corpo fica aberto, permitindo que demônios e energias negativas te desequilibrem e interfiram no momento do seu descanso diário. 

Existe algum versículo na bíblia que fala sobre paralisia do sono? 

Sim, há um versículo na bíblia que fala sobre a paralisia do sono. É possível notá-lo no livro Salmos 91:5,6. Em especial este livro fala sobre os sonhos. Veja o trecho abaixo:

“Você não temerá o pavor da noite, nem a flecha que voa de dia, nem a peste que se move sorrateira nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia.”  

Esse Salmo discorre sobre a estratégia que as energias ruins têm de fragilizar o indivíduo e deixar que os demônios o ataquem psicologicamente, fazendo com que o sono da vítima, neste caso, seja regado por energias ruins e, consequentemente, o deixe fraco.

Todavia, ao final do excerto, nota-se em evidência que a passagem ressalta que aquele cujo ser acredita em Deus não precisa temer ao fenômeno, pois Ele pode reprender qualquer um ou qualquer coisa que tenta lhe causar mal ou dor.  

“O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.  

1 Tessalonicenses 5:23. 

Nesse trecho, pode-se dizer que Paulo está tentando nos alertar que fomos divididos em 3 partes. Sendo a primeira, o corpo (matéria), a segunda, a alma (que é o nosso intelecto consciente, vontade e emoções) e em terceiro, o espírito. 

Dessa forma, é justo ressaltar que depois dessa explicação, nós devemos preservar todas essas divisões, para que na volta de Jesus elas sejam consagradas. Ou seja, cuide bem do seu corpo para que a sua alma se mantenha em equilíbrio e o seu espírito em paz.    

“Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual”. 1 Coríntios 15:44 

Esse versículo explica que o nosso corpo é um templo superior e com o nosso aprofundamento na bíblia e nos estudos, conseguimos evoluir mentalmente e espiritualmente ao ponto de conseguirmos colecionar experiências, tais como sentir a presença de Deus, sua força divina e energia. Para que assim ele sempre nos ajude, nos faça enxergar os caminhos a serem seguidos e nos guie para todo o sempre.  

A maioria das passagens bíblicas que falam sobre o sono ou que citam sobre o nosso corpo servem para lembrar de como devemos ser cuidadosos com ele e de sempre estarmos em alerta, pois se o corpo adoece consequentemente a mente adoece também e, assim, enfraquecemos e ficamos expostos às energias negativas. 

3 motivos por que temos paralisia do sono segundo a bíblia 

Paralisia do sono

Quando você não está próximo a Deus, o inimigo pode tentar destruir a sua vida, por isso é importante manter as conexões e os laços fortalecidos com o Pai maior. Pois assim, os anjos podem te proteger, como já citado durante o texto. Para que se sinta longe desses males e seguro, é importante que você ore antes de dormir. Somente assim a proteção permanecerá.  

Há 3 motivos específicos que podem – ou pelo menos tentam – explicar os motivos que algumas pessoas têm paralisia do sono segundo a bíblia. Esses motivos, no entanto, estão relacionados à visão bíblica. Abaixo, confira todos eles:

Demônios 

A primeira explicação que aparece na bíblia é justamente sobre os demônios e o jeito que eles se aproveitam da vulnerabilidade da sua alma durante o sono. Dessa maneira, para que a questão seja resolvida, é preciso que você aprenda a se defender. É possível, porém, que o grande questionamento seja “está bem, como devo fazer isso?”.  

É simples. Segundo a bíblia, a melhor maneira de se defender desse ataque é se aproximando de Deus e procurando orar no cotidiano, trazer pensamentos e coisas positivos para sua vida, além de amar a si mesmo e ao próximo.  

Essa luta deve ser constante, visto que os demônios se aproveitam da sua fragilidade, que é a paralisia do sono, e tentam te maltratar física e psicologicamente.     

Não orar  

Sabe-se que a paralisia do sono é um momento de fraqueza e acontece, segundo a bíblia, por falta de orações. Por isso, a oração deve ser a sua maior aliada durante todos os momentos. É através dela que você se conecta com Deus e pede para ele agir durante o seu descanso e proteger sua noite e seu quarto.

Há vários anjos no universo, como sabemos, mas existe para cada ser humano o seu próprio anjo, conhecido comumente como o seu anjo-da-guarda, que te cuida e te protege durante toda a sua vida. Sabendo disso, a oração é a sua conexão com Deus e os anjos para que você consiga ter uma boa noite de sono e assim ser cuidada durante esse período.  

Medo da noite 

O medo de dormir pode ser causado por diversos fatores, um deles é o de não acordar no outro dia ou de algo que mexeu com o seu psicológico para que esse sintoma fosse ativado.  

Muitas pessoas convivem com a dificuldade de dormir bem durante a noite, sentem mãos tocando o seu corpo ou sufocando, caindo em precipício e até flutuando e, quando acordam, acabam tendo a famosa paralisia do sono.  

Esse medo, consequentemente, pode trazer até o esgotamento emocional, visto que toda noite você começa a pensar nele ao invés de tentar ir dormir, o que lhe causa esgotamento físico. Dessa forma, você deixa de ter o descanso que o seu corpo necessita.

Caso ocorra isso com você, lembre-se de se acalmar e de adorar a Deus, pedindo proteção para que a sua noite seja apenas de descanso, nada além disso. 

Como evitar a paralisia do sono? 

Durante a paralisia, a pessoa pode ficar sem conseguir se mexer ou falar. Existem algumas formas de tentar evitar ou minimizar os episódios de paralisia do sono. Confira a seguir:

  • Evitar o estresse; 
  • Exercitar-se regularmente, mas não perto da hora de dormir; 
  • Descansar bastante; 
  • Manter um horário regular de sono; 
  • Tomar medicamentos prescritos de maneira correta; 
  • Conhecer os efeitos colaterais e interações de diferentes medicamentos, para evitar possíveis reações desagradáveis, incluindo a paralisia do sono; 
  • Dormir entre 6 e 8 horas por noite; 
  • Ir para a cama sempre na mesma hora; 
  • Acordar todos os dias na mesma hora; 
  • Evitar bebidas energéticas antes de dormir, como café ou refrigerantes. 

Esses tópicos são de hábitos e mudanças que podem ser feitos no cotidiano, mas atenção: você não pode nem deve se automedicar, em vez disso, procure ajuda médica especializada

O que é paralisia do sono no espiritismo? 

Para o espiritismo, a pessoa que se encontra tendo paralisa do sono está entre o dormir e acordar, porém de maneira transitória, deslocando de um lado para o outro, no mundo dos espíritos. 

Enquanto acontece essa trajetória, você não consegue ver os espíritos, porque eles estão ao seu redor e esse é um processo que, segundo o espiritismo, é o que mais atormenta as pessoas, visto que elas não podem enxergar e entender esse processo. 

No espiritismo, a paralisia do sono está ligada à sua energia espiritual e à maneira com que você a conduz, ou seja, se você estiver desequilibrado com essa condução, pode ser que ocorra a paralisia com frequência. 

É justo e necessário ressaltar que cada crença tem a sua visão para explicar sobre a paralisia do sono. Elas podem, portanto, ponderarem lados positivos e negativos, mas o que mais importa é manter o respeito, acima de tudo.  

O que é paralisia do sono perante a ciência?

acordei e não me conseguia mexer

Cientificamente falando, a paralisia do sono é dada devido à falta de sincronia nas atividades cerebrais e a paralisia muscular durante o sono. Em um linguajar mais simples, a paralisa ocorre quando o seu cérebro acorda antes do seu corpo. Neste período, você consegue ver tudo, mas muitas vezes é possível que você não consiga se mexer. 

É o momento em que você está passando da transição de dormir para o acordar durante a fase mais leve do sono, conhecida com Rapid Eye Movement (REM), traduzido para o português “Movimento rápido com os olhos”. Nesse ponto, os sonhos são bastantes expertos e dão ao corpo a sensação de que ele já está desperto. 

Essa paralisia é bastante comum (falada) e acontece com cerca de 8% da população em algum momento da vida. Ela é mais conhecida entre os estudantes e pessoas com distúrbios psiquiátricos, chegando atingir entre 28% e 32% tais pessoas.  

Pode ser considerada a hora de maior tensão do indivíduo ao acordar, mas ela não traz nenhuma sequela grave e mantem uma duração de até 4 minutos.

É normal ter paralisia do sono? 

Sim, é normal ter paralisia do sono e esse fenômeno pode se dar por diversos fatores, sendo que alguns deles são: 

  • Horários irregulares para dormir, como no caso de trabalhos noturnos; 
  • Privação do sono; 
  • Estresse; 
  • Dormir com a barriga para baixo. 

É muito comum entre as idades dos 20 aos 30 anos ocorrer a paralisia do sono, visto que é o momento em que os jovens e adultos passam por vários momentos de estresse no dia a dia e costumam ter noites mal dormidas. 

A paralisia do sono pode matar?  

A paralisia do sono não pode matar, mas pode trazer alguns sintomas que façam a pessoa ter medo de morrer e esses são: 

  • Não conseguir mover o corpo apesar de estar supostamente acordado; 
  • Sensação de falta de ar; 
  • Sensação de angústia e medo; 
  • Sensação de estar caindo ou flutuando sobre o corpo; 
  • Alucinações auditivas como ouvir vozes e sons não característicos do local; 
  • Sensação de afogamento. 

Embora exista quadros preocupantes, como a falta de ar e a sensação de estar flutuando, a paralisia do sono não é perigosa e não chega a matar alguém, pois durante o episódio todos os órgãos continuam correspondendo normalmente.  Como explicado anteriormente, a sua duração é de até 4 minutos e é apenas uma paralisia, mas você continua recebendo as informações que o seu corpo te passa. 

O que significa ter paralisia do sono recorrente? 

Homem sem conseguir se mexer na cama

A paralisia do sono só é considerada doença quando ocorre em um curto período, dois episódios em um tempo de 6 meses, por exemplo. Caso isso ocorra, é preciso investigar para entender. Comumente, a paralisia pode acontecer devido ao estresse, à duração do sono ou até mesmo devido a problemas emocionais. 

Problemas emocionais podem afetar o seu sono também, como o medo de dormir e ter uma outra paralisia, ou algo que esteja te afetando emocionalmente recorrente ao dia a dia. Por isso, é importante fazer um acompanhamento médico. 

De antemão, o respeito pelas religiões ditas e a sua visão sobre o assunto é preciso ser preservada e mantida em segurança, por isso, caso ocorra ou você presencie caso de Intolerância Religiosa, denuncie! 

Sendo assim, caso você esteja passando pelo episodio de paralisia do sono, seja por problemas psicológicos, emocionais, físicos, neurológicos ou espirituais que estejam atrapalhando a sua rotina, é importante que você mantenha um acompanhamento com o seu médico de confiança para que a melhor providencia seja tomada. 

Espero que este texto tenha lhe ajudado a entender um pouco mais sobre a paralisia do sono segunda a bíblia. Por fim, cuide-se!

Leia também:

1 comentário em “Paralisia do Sono Segundo A Bíblia  ”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *