As raposas fazem parte da família de animais como cães, lobos e coiotes. Por vezes são muito incompreendidas ou associadas ao perigo, mas, embora ela não seja popularmente comentada, carrega um significado espiritual importante, capaz de contribuir para diversos crescimentos pessoais e profissionais.  

Se você ainda não sabe qual é o significado da raposa, esse é o momento certo para descobrir. O animal possui simbologias e representações diferentes, a depender das religiões e culturas as quais você faz parte.  

Continue a leitura e descubra quais os significados e como eles podem ajudar na sua evolução. Confira! 

Qual o significado da raposa? 

Pertencente à família dos canídeos, com espírito brincalhão e caudas longas, as raposas estão presentes em diversas culturas e estão distribuídas globalmente, sendo que três espécies são encontradas no Brasil.  

Num geral, a raposa significa boa sorte, beleza, independência, inteligência, malicia e proteção. É um animal incrível e muito importante para diferentes sociedades e histórias.  

E se você quer saber mais sobre a raposa, seus outros significados, simbologias, ela como totem, não perca essa chance, prossiga a leitura deste artigo e fique sabendo de tudo isso e um pouco mais.  

Simbologia da raposa 

significado da raposa

A simbologia da raposa é definida com base na cultura ou religião em que você estiver inserida, mas de forma geral, sempre está associada às seguintes características: proteção, beleza, independência, astúcia e boa sorte. 

A seguir, veja como a raposa simboliza algumas dessas características poderosas que podem te ajudar a compreendê-la e usar tudo o que ela proporciona de positivo ao seu favor e em prol da sua vida. Confira!  

Proteção 

A raposa é um animal bem peludo e apresenta coloração diversificada, mas o que muitos não sabem é que, por conta de sua pelugem, ela passou a simbolizar a proteção, tanto física quanto espiritual.  

Isso acontece porque as raposas estão distribuídas em diversos lugares e, por vezes, em lugares inabitáveis para nós, seres humanos. Assim, elas utilizam a pele para se proteger, principalmente quando o tempo não está bom ou quando está com tempestades.  

Elas passaram a representar a proteção e esse instinto protetivo também está relacionado com a territorialidade, visto que as raposas defendem seu espaço com muita inteligência e zelo, sempre prontas para enfrentar o que precisar.  

Logo, quando você precisar proteger ou defender a si mesmo ou aqueles que ama e/ou que estão sofrendo por alguma injustiça, lembre-se desse simbolismo da raposa e direcione sua energia para ela e sua proteção.  

Sorte 

As raposas possuem características únicas, tais como: um corpo flexível, um tamanho entre 81 a 145 centímetros, inteligência para se esconder de possíveis ameaças e atacam a presa na hora certa. Todas essas características, por sua vez, estão relacionadas à sorte e, por isso, esse animal a simboliza com maestria.  

Para mais, quando associada à sorte, ela está representando as oportunidades que tendem a aparecer para elas e para aquele que confia em seu poder. Dito isso, quando você precisar de novas oportunidades, de boas notícias e de preparo para recebê-las, não se esqueça da raposa e de sua facilidade maravilhosa de atrair tudo isso. 

Astúcia 

A astúcia está muito ligada à raposa, por isso, não poderia deixar de ser um símbolo desse animal. Quando associada a essa qualidade, as pessoas acreditam na capacidade da raposa de sentir vibrações e possíveis perigos antes mesmo que se aproximem, como é o caso de perceber o ataque de seus inimigos.  

Desse modo, a raposa é dona de uma grande esperteza que a livra de muitas situações drásticas. Quando as pessoas também querem ter esse instinto e compreender situações antes de elas acontecerem, é comum que elas chamem o espírito a fim de desfrutar de sua sagacidade e de suas outras qualidades.  

Independência 

As raposas, geralmente, são bastante solitárias. Essa característica faz parte do perfil do animal e, por isso, elas preferem caçar de maneira independente. No entanto, conseguem viver bem com outros animais da mesma espécie, como o macho e os filhotes. Mesmo gostando de fazer algumas tarefas de forma individual, as raposas também valorizam os laços que são criados.  

Portanto, quando simboliza a independência, ela faz com que as pessoas que acreditam nela também e a alcance em diferentes áreas de suas vidas, juntamente com a autonomia e outras qualidades, como a sorte, por exemplo.  

Totem da raposa 

O totem da raposa vai te ajudar muito com a superação de obstáculos, aumento da inteligência e intuição e com outras características poderosas desse animal, como, por exemplo: proteção, sorte, beleza e diversão.  

Como totem, ao ser associada à superação de obstáculos, a raposa é muito bem caracterizada devido ao fato de ser intuitiva e inteligente, capaz de se livrar de perigos e se adaptar a diversas situações. Um bom exemplo disso é quando esse animal fica sem carne em abundância e consegue se alimentar de animais menores e de frutas, vencendo a adversidade.  

Assim, aqueles que possuem a raposa como totem vão poder usufruir dessas qualidades, superando as dificuldades e seguindo o caminho certo, com muita esperteza.  

Para mais, as pessoas que confiam no poder desse animal ou o possuem como animal protetor, também vão ser beneficiados com a beleza e proteção física, espiritual, financeira e emocional, além de sorte e de diversão para encarar a vida com outros olhos e alcançar aquilo que almeja.  

Essas habilidades podem ser utilizadas em conjunto para potencializar o efeito e ajudar no combate contra situações desagradáveis, pessoas e energias que não te fazem bem. 

Por isso, você precisa desencadear essas características por meio do totem. Para isso, é recomendável ter um talismã desse animal em casa a fim de ajudar nessa tarefa de maneira mais ágil, atraindo exatamente o que você precisa da raposa.  

Significado espiritual da raposa 

raposa na natureza significado

Você já conhece algumas características e habilidades da raposa, então veja abaixo outro ponto importante sobre esse animal e o seu significado espiritual. 

O significado espiritual da raposa está integralmente relacionado à sua agilidade e inteligência que, por sua vez, estão conectadas a suas outras habilidades. 

Dessa forma, a raposa usa sua inteligência alinhada à intuição e proteção para se defender de perigos, se afastando ou se livrando deles. Além disso, sua agilidade também ajuda na superação de dificuldades e atrai boa sorte e oportunidades incríveis.  

Para mais, a raposa traz consigo cura, diversão, elegância e independência. Portanto, confiar no seu significado espiritual tende a atrair essas qualidades para a sua vida.  

A seguir, leia mais sobre os significados espirituais da raposa em diferentes religiões e/ou situações, já que esses quesitos também podem influenciar as interpretações e simbologias. 

Significado da raposa na bíblia 

Na bíblia, a raposa aparece em algumas passagens, mas como metáforas, representando algo negativo. Em primeiro momento, é possível relacionar o envolvimento da raposa na agricultura das pessoas de épocas antigas, comprometendo as plantações.  

No entanto, os paradigmas foram quebrados e, atualmente, as pessoas não se prendem mais a esse significado, pois conhecem as raposas e reconhecem suas infinitas qualidades.  

Significado da raposa no Xamanismo 

No Xamanismo, a raposa não é negativa. Na verdade, ela é uma representação do Totem da perspicácia. Pelo fato de conseguir adentrar casas sem ser vista, ter acesso ao que quer e carregar isso consigo, a raposa é o verdadeiro sinônimo de sagacidade. 

Além disso, para os fieis xamãs, encontrar uma raposa é um aviso para que prestemos mais atenção às pessoas e situações do nosso cotidiano. Com o conhecimento da raposa podemos nos defender do que for desagradável e pensar nas áreas de nossa vida que precisam de mudanças.  

Logo, o significado da raposa aqui é muito positivo e nos ajuda a seguir com inteligência e cuidado, ficando sempre no melhor caminho, atraindo coisas boas e fazendo ótimas escolhas.  

Significado da raposa na umbanda 

Na umbanda, a raposa representa a conexão entre o humano e a natureza. Ela serve como um excelente guia e pode nos ensinar muito, especialmente sobre como olhar a vida através de outros ângulos e a ter mais criatividade e pensamentos.  

No mais, por ser um animal místico, ela ainda traz boas energias para que possamos resolver nossas vidas com inteligência, agindo com tranquilidade, conhecimento e certeza. A raposa é capaz de nos ajudar a tomar decisões depois de observar situações por diferentes perspectivas. 

Significado da raposa no espiritismo 

No espiritismo, a raposa é benéfica e representa o alerta de que ações e atitudes positivas implicam em consequências significativas em nossas vidas, além de nos mostrar que precisamos estar sempre aprendendo. Somente assim, estaremos aptos para lidarmos bem com os acontecimentos do nosso cotidiano.  

Para mais, a raposa representa a necessidade de crescimento e de estar conectado ao seu espírito para compreender muitas situações e receber positividade em sua vida. Fala se não é mesmo muito interessante!? 

Significado da raposa no baralho cigano 

No baralho cigano, representando a carta de número 14, a raposa tem seu significado relacionado à esperteza, agilidade, atenção, cautela, sabedoria, traição e emboscadas. 

Ou seja, quando ela aparece no jogo, ela pede para que você fique esperto com as pessoas e situações ao seu redor, pois algo pode acontecer e te gerar um grande impacto. Por outro lado, ela também quer que você observe mais as coisas e tenha cautela com pessoas que agem de má fé, que são mentirosas, trapaceiras e esteja atento às emboscadas que podem ser feitas a fim de lhe prejudicar. 

Às vezes, no baralho cigano, a carta da raposa pode ser vista de forma negativa pelas pessoas, mas lembre-se de que não é, já que ela nos dá sinais para ficarmos em alerta com situações e pessoas desagradáveis. Esse sinal pode e deve ser usado ao nosso favor, de forma positiva, para evitar frustações e se livrar desses perigos.  

Significado da raposa na tatuagem 

A tatuagem de uma raposa é muito positiva por estar atrelada às suas habilidades. Assim, tatuar esse animal significa que você é inteligente e possuí muita confiança. A tatuagem da raposa mostra que você é capaz de atrair sabedoria e proteção para se livrar de situações e pessoas negativas.  

Para mais, a raposa na tatuagem também é utilizada por aqueles que querem atrair beleza, diversão e independência, ou seja, os símbolos desse animal. Portanto, tatuar uma raposa é uma boa escolha.  

Significado da raposa na mitologia grega 

Em relação à mitologia grega, a raposa representa as fabulas de Esopo, em que aparece com lições de moral importantes e fortes, como é o caso de “A raposa e as Uvas”, a fábula mais famosa que fala sobre a inveja.  

Se você observar, vai perceber que temos algumas fabulas interessantes. Aqueles que acreditam, são capazes de compreender tanto as coisas boas quanto as coisas ruins. Além disso, a raposa também está presente no mito da Raposa de Têumesso, que vale muito a pena ser lido.  

Significado da raposa na mitologia japonesa 

Já na mitologia japonesa, a raposa de nove caudas representa o poder, sabedoria e idade. Acredita-se que quanto maior o número de caudas, mais dessas características poderosas são atribuídas ao animal, até que alcance o limite que é justamente 9.  

Significado da raposa no Feng Shui 

No Feng Shui, a raposa significa boa sorte devido às suas habilidades, tais como a astucia e a inteligência. Dito isso, acredita-se que a pessoa que a encontra é muito sortuda. Para Feng Shui, a raposa também pode servir de símbolo para atrair essas qualidades e energias positivas.  

Palavras finais 

A raposa possui muitas habilidades e é muito associada à beleza, inteligência e agilidade. Além disso, é um animal muito positivo e presente em diversas culturas e religiões.  

Para mais, a raposa pode nos ajudar com a criatividade, com a melhora de pensamentos e, principalmente, com a capacidade de ver pessoas e situações com outros olhos e diferentes perspectivas, sempre em alerta aos sinais de perigo.  

Portanto, é um animal muito poderoso e que tem muito conhecimento para nos passar, basta acreditar, lembrar do que ela representa e pedir o seu auxílio para enfrentar as dificuldades que nos cercam.  

Antes de ir embora, não deixe de me contar o que achou deste artigo e, se tiver alguma experiência com uma raposa, deixe nos comentários. Até mais! 

E você gostou de saber o significado da raposa em várias situações? Nos conte tudo nos comentários abaixo.

Leia também;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.